Conectado por

Agronegócios

Indução de puberdade em novilhas, quais os cuidados?


Compartilhe:

Publicado por

em

O manejo das futuras matrizes é ponto essencial dentro das fazendas. As novilhas possuem a melhor genética e têm a missão de se tornarem as futuras produtoras de bezerros.

Não é novidade que estudos têm mostrado que as novilhas que emprenham mais cedo, são mais longevas, gerando maior quantidade de bezerros e retorno econômico durante sua vida produtiva. No entanto, o planejamento sobre essas futuras matrizes não está bem definido na realidade de muitos pecuaristas, e diversos questionamentos surgem no momento de iniciar o manejo reprodutivo desta categoria.

Neste sentido, um dos fatores determinantes para o sucesso da pecuária de corte é o início da puberdade de novilhas dentro do sistema de produção animal, especialmente quando falamos de planejamento para estação de monta, e maior prenhez dentro de tal período restrito de cobertura.

Baseado em estudos, o Consultor Técnico em Reprodução da Alta Genetics, Adnan Rodrigues, dá dicas para o protocolo de indução de puberdade em novilhas:

1 – O protocolo de indução pode ser iniciado no dia 1 da estação de monta: A comparação entre as taxas de prenhez a IATF mostrou que quando respondem ao protocolo de indução, as novilhas pré-púberes apresentam desempenho reprodutivo semelhante as novilhas que já estavam cíclicas no início da estação reprodutiva, sendo assim, o pecuarista pode optar por manejar as novilhas no começo da estação, induzindo a maior quantidade de novilhas para aumentar a eficiência reprodutiva desta categoria. Recomenda-se realizar o protocolo de indução, com duração de 10 ou 12 dias, utilizando dispositivo intravaginal de progesterona, preferencialmente aqueles previamente utilizado e 0,5 mg de Cipionato de estradiol na retirada do dispositivo.

2 – Efeito do peso corporal no início do protocolo de indução: Novilhas que apresentavam maior peso corporal no momento da indução de puberdade, apresentaram melhor desempenho reprodutivo em relação as novilhas com menor peso corporal. Além disso, os animais devem alcançar o peso mínimo no início da estação de monta para se ter uma boa resposta. Recomenda-se que as novilhas tenham entre 60 a 65% do peso da fêmea adulta no início do protocolo.

3 – IATF (Inseminação Artificial por Tempo Fixo): Doze dias após o término do protocolo de indução é necessário iniciar o de IATF nas novilhas induzidas. Existem variações de recomendação de protocolos de IATF quanto ao fabricante, deste modo deve-se sempre seguir as orientações do mesmo e de seu técnico em reprodução.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
https://rondonia.ro.gov.br/portal/



Desenvolvimento
 Bônus de boas-vindas
Desenvolvimento: Portalrondonia.com